Exploração infantil em fábricas da Nike na Indonésia. E você com isso?


Na imagem acima um menino mostra um tênis All Star confeccionado por ele, pois a Converse, que fabrica o All Star, foi comprada pela Nike em 2003.

Notícias como estas não são novidades e a sua banalização na divulgação da mídia vem provocando um fenômeno curioso. De tão corriqueiras estão levando à dessensibilização das pessoas e deixou de ser motivo de conversa ou indignação.

Logo, ninguém vai boicotar, mesmo em uma atitude pessoal, deixando de comprar estes produtos, mesmo sabendo sobre as condições em que foram fabricados.

A empresa admitiu em 2012 a exploração de trabalhadores nas suas filiais dos países asiáticos, com salários de um dólar por dia e punições como correr ao redor da fábrica como castigo por atrasos.

A Nike, de tantas vezes que viu estas denúncias de suas práticas na Ásia saírem na mídia em todo o mundo, nem deve mais se dar ao trabalho de negar ou fazer alguma coisa para preservar sua imagem, já que continua sendo a maior do mundo no setor de esportivos.

Empresas como a Zara, por exemplo, a maior do seu gênero em todo o mundo, que mantém suas fábricas espalhadas por todo lado, onde explora o trabalho escravo, como ocorreu no Brasil, e que, com certeza, continua, sobretudo em países asiáticos, não se abalam nem com uma hipotética mancha em sua imagem, já que suas milhares de lojas continuam cheias de mulheres que estão “se lixando” para a forma como são feitas as roupas que compram e vestem.

A legislação em qualquer país é branda, e faz com que o crime compense. As multas que recebem são irrisórias diante dos ganhos que tem com a exploração do trabalho escravo e de crianças.

Pelo visto, esta deve ser a formula ideal para crescer, já que, tanto a Zara como a Nike, para ficar só nestes exemplos, são as maiores do mundo em suas áreas de atuação.

A única saída seria boicotar os produtos destas empresas... Porque será que ninguém faz isso? Acho que o nosso senso de justiça e solidariedade não chega a tanto, não é verdade?

Na foto um menino mostra um tênis All Star confeccionado por ele, pois a Converse, que fabrica o All Star, foi comprada pela Nike em 2003.

A empresa admitiu em 2012 a exploração de trabalhadores nas suas filiais dos países asiáticos, com salários de um dólar por dia e punições como correr ao redor da fábrica como castigo por atrasos.

A investigação feita pela Global Alliance for Workers and Communities levou a empresa a prometer mudar esse quadro. Porém, o anúncio não convenceu diversas organizações, dado o fato de que a Nike já havia feito promessas semelhantes e não as cumprira.

A tática do trabalho semiescravo em países asiáticos permite a empresa fugir da hora de trabalho mais cara exigida pelos trabalhadores europeus. A Nike lidera o mercado de produtos esportivos e apenas o salário de um dos seus executivos poderia arcar com o pagamento de toda uma fábrica. 

(Do Globedia)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.