sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Veja uma faceta da ‘sutileza’ do controle da mídia (Folha) por governos arbitrários como o alquimin


É público e notório o poder de governos assim, tipo alquimin, sobre a mídia convencional, sobretudo em tempos bicudos para dita mídia, quando fazer o papel de “diário oficioso” de governos é um recurso vital para dar um trato nas próprias contas que a cada dia fecham com mais dificuldade. 

Isso em função de certa obsolescência do veiculo com os novos recursos via internet, bem como com a degeneração editorial, senão ética, de seus donos e editores. 

A Folha de São Paulo, que, confesso assinei em tempos mais ‘equilibrados’, não foge à regra, sobretudo depois que o Frias pai morreu e, pelo visto, o filho baixou o preço do servilismo editorial.
"A ‘folha’, Alckmin e o vídeo das ocupações

O jornal Folha de São Paulo, que até a semana passada chamava de ‘reorganização escolar’ o fechamento de mais de 90 escolas impostas pelo governo do Estado de São Paulo, adotou, agora, uma nova nomenclatura ainda mais sutil: “reforma de ciclos”. A adoção de um termo ou de outro, no entanto, passa longe de uma decisão que aparenta ser, senão uma blindagem, pelo menos um flexibilidade em mudar seu direcionamento editorial de acordo com a ocasião. Poucas horas depois de uma visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à redação do jornal, um vídeo sobre o dia a dia de algumas ocupações de estudantes que são contra a proposta do governo foi retirado do ar.

De acordo com o próprio ‘Painel ‘ do jornal, Alckmin foi recebido nessa terça-feira (2), em um almoço na empresa da família Frias. Ele estava acompanhado de Marcio Aith, subsecretário de comunicação do governo, e Isabel Salgueiro, assessora de imprensa. A presença de um subsecretário de comunicação e de uma assessora de imprensa sugere que o assunto do encontro foi a imagem de Alckmin, o vídeo publicado sobre os estudantes na manhã do mesmo dia, que mostrava as péssimas condições das escolas estaduais e o cotidiano das ocupações, já não estava mais disponível. 

Texto do ‘Painel’ da Folha informando sobre a visita do governador (Reprodução)

A informação de que, de fato, houve a visita e de que o vídeo foi retirado do ar pouco depois foi confirmada à Fórum por funcionários do jornal, que preferiram não se identificar.

Internautas, no entanto, conseguiram salvar a reportagem antes que ela fosse excluída do site. 

'Confira!'

Livros Abertos… Escolas Ocupadas. from El Cid on Vimeo.

Procurada, a Folha de S. Paulo ainda não se manifestou sobre o ocorrido.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.