quarta-feira, 4 de junho de 2014

Brasil cresce mais que EUA desde 2008 e mídia esconde. Veja por si mesmo!


"Estamos no sexto ano da maior crise do capitalismo mundial, só comparável à de de 1929.

Nesse período, o mundo perdeu — e ainda não recuperou! — 65 milhões de postos de trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), até o final de 2013.

Enquanto isso o Brasil conseguiu criar mais de 11 milhões de empregos na economia formal.

Aqui, vale relembrar que a economia informal é quase do mesmo tamanho que a formal.  Esse indicador pode ajudar a explicar por que, mesmo com crescimento menor do que a média dos últimos anos, ainda há um sentimento de razoável conforto econômico por parte da população.

No final de abril, o jornal Estado de S. Paulo publicou uma longa matéria sobre a crise nos Estados Unidos, apontando que, pós-crise, em média, eles cresceram 1,8%, por ano e ainda não conseguiram voltar o nível de emprego anterior a 2008.

Já o Brasil, desde a crise, cresceu 3,1%, em média, ao ano.

Essa matéria do Estadão, diga-se de passagem, é raridade na grande imprensa brasileira.

Explico. No Brasil, a crise mundial quase sumiu do noticiário, que, atualmente, só se dedica a divulgar os problemas internos, aquilo que foi definido como guerra de expectativas ou terrorismo econômico.
Lembro um dado conjuntural: a economia americana neste trimestre se retraiu em 1% e a brasileira cresceu 0,2%. (Viomundo)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.