sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como um titulo pode revelar bem mais do que o conteúdo do texto


É um hábito muito comum dar uma “passada de olhos” pelas manchetes do noticiário e nos contentarmos com isso, nos achando bem informados ou coisa do gênero. A “tecnologia” na elaboração de um título sabe disso e leva em conta na hora de enrolar ou para ser mais preciso, mentir, mesmo, fazendo ou bolando um título que sugere uma coisa que não se confirma ou tem suporte no texto.

Neste caso é diferente, e quem leu só o título pode inferir que a China faz uma boa ação ao se unir à Rússia para evitar o ataque à Síria, boazinha, não? Estaria preocupada com a sorte do povo sírio. Ou em outra leitura, preocupada com um arranjo ou equilíbrio geopolítico se contraporia aos EUA na velha luta em torna de hegemonia, poder mundial e coisas assim. Veja por si mesmo!

O título: China declara apoio à Rússia contra possível intervenção dos EUA na Síria

                     O clima de tensão em relação ao conflito 

O clima de tensão em relação ao conflito civil na Síria ganhou mais um elemento importante nesta quinta-feira (05/09). A China se uniu ao coro de Vladimir Putin contra uma possível intervenção militar dos EUA no país do Oriente Médio. Durante a reunião de cúpula do G20, os chineses advertiram que um ataque a Damasco “prejudicaria a economia mundial" e poderia, entre outras coisas, "elevar o preço do petróleo”.

Leia mais: http://fur.ly/9rct

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.