domingo, 22 de abril de 2012

Eventos literários se multiplicam na agenda cultural do Brasil

O mercado editorial no Brasil vem crescendo acentuadamente nos últimos anos, também em função das inúmeras medidas de estimulo da leitura e de valorização do livro feitas no governo Lula. Um fato que tem um lado bom e outro ruim é a invasão de grandes grupos editoriais estrangeiros que, praticamente se apossaram das maiores editoras nacionais, Na esteira disso tudo os eventos literários se multiplicam.
Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e formar novos leitores, os eventos literários têm se difundido no país. Embora não haja números precisos sobre esse crescimento, especialistas ouvidos pela Agência Brasil garantem que esse tipo de evento tem ganhado espaço não apenas nos grandes centros. 
 
As feiras e bienais ajudam a satisfazer o desejo de quem sonha estar próximo a seu autor preferido, conhecer novos escritores ou quer discutir literatura e divulgar seus próprios textos.
 
Em 2011, quando lançou o Circuito Nacional de Feiras de Livros e assumiu o compromisso de organizar o calendário anual de eventos, a Fundação Biblioteca Nacional identificou 100 iniciativas. A estimativa é que, juntas, elas tenham recebido mais de 10 milhões de visitantes. O cálculo, no entanto, não inclui os eventos pontuais de menor porte, como as visitas de escritores a escolas, cursos e bate-papos promovidos por bibliotecas, feiras escolares e saraus. Iniciativas que, em algumas capitais, como São Paulo, ocorrem às dezenas, diariamente.
 
A meta da fundação é chegar a 150 eventos cadastrados até 2014. Embora a Biblioteca Nacional ainda não tenha concluído o calendário deste ano, os especialistas parecem não ter dúvidas de que o número de iniciativas aumentou. Só este mês, estão marcadas duas novas bienais (Brasília e Manaus). (Blog do Linho)
 
Leia mais e veja a programação para 2012 em: Eventos Literários.
 
Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.